Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Revista Habitus

FINALIDADES, METODOLOGIAS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Júlio César Lourenço*

Cite este artigo: LOURENÇO, Júlio César. Finalidades, Metodologias e Perspectivas do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Revista Habitus: revista eletrônica dos alunos de graduação em Ciências Sociais - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 67-84, dez. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/>. Acesso em: 15 dez 2008.
Resumo: As dificuldades para a efetivação da Sociologia nos currículos do Ensino Médio parecem um desafio do presente, no entanto, é um fato que existe há algum tempo. O texto tem como objetivo de refletir sobre os desafios da Sociologia no contexto do ensino médio sob as considerações de Octávio Ianni no artigo O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. A discussão a respeito das perspectivas, dos métodos de ensino, as finalidades, ao lado de outros dilemas, igualmente importantes, como as condições de trabalho, a quantidade de aulas semanais e a desnaturalização das pré-noções, são fundamentais seja por sua atualidade e relevância e também pela oportunidade de debatermos e ampliarmos nossos conceitos sobre a questão.
Palavras Chaves: Educação; Ensino Médio; Sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário